Profiteroles: criados na França, mas com paternidade italiana

24/08/2015 Profiteroles: criados na França, mas com paternidade italiana



Catarina de Médici não era fácil: aceitou casar com Henrique II e virar rainha da França, mas não arredava o pé de suas raízes italianas e levou para a corte do marido o seu próprio Chef: Popeline ( falamos dele aqui: http://annacorinna.com.br/blog/post/popelini__o_ultimo_grito_em_paris) , para que não tivesse que mudar seus hábitos alimentares. O trabalho do chef, além de reproduzir as receitas já tradicionais da Italia, era ainda criar novidades para adoçar os paladares reais. E em 1540, ele inventou o doce que o faria famoso e reconhecido mesmo depois de sua morte: os profiteroles, que também são chamados de bombinhas ou carolinas (Brasil), bignè (na Italia), ou choux (na França). Mas o que eles têm de tão interessante para tanto rebuliço durante tantos anos? Siga a receita e descubra:

Ingredientes para a massa:

150g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de sal
15g de açúcar
100g de manteiga
125g de água
125g de leite
4 ovos

Ingredientes para a calda:

200g de creme de leite
400g de leite
30g de açúcar
20g de manteiga
chocolate em pó

Para esta receita você também pode usar sorvete como recheio. Compre um de café ou de baunilha, que combinam muito bem!

Modo de preparo:

Comece pela massa, colocando o leite, a água, o açúcar, o sal e a manteiga em uma panela e leve ao fogo para ferver. Quando levantar fervura, acrescente toda a farinha de trigo. Mexa bem até que a mistura solte completamente do fundo da panela. Leve a massa para  batedeira, onde serão acrescentados os ovos. Feito isso, já é hora de, com um saco de confeitar, dar forma às bombinhas, que devem ser colocadas em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno a 220 graus até que elas fiquem douradas.

Enquanto a massa está no forno, faça a calda: coloque o leite, o creme de leite, o açúcar e a manteiga em uma panela e leve ao fogo, mexendo bem até começar a ferver.

Agora é só montar: abra os profiteroles, recheie com o sorvete e jogue a calda por cima!

 



Endereço

R. Joaquim Carneiro da Silva, 131 - Boa Viagem, Recife - PE, 51011-000

Telefone

(81) 3463-1450

Whatsapp

(81) 99414-4024
© 2020 Anna Corinna
Profiteroles: criados na França, mas com paternidade italiana - Anna Corinna - Dulce et chocolat