Alfajor! O biscoitinho recheado que é uma delícia!

27/04/2015 Alfajor! O biscoitinho recheado que é uma delícia!


Tradicionalmente encontrado em países ibéricos como Espanha e até Portugal, além de Peru, Chile, Uruguai e Argentina – onde eles são muito procurados – os alfajores são simplesmente irresistíveis. O nome vem do árabe al hasu  (como muita coisa na Penísula Ibérica) e significa ‘recheado’.  Que tal aprender a fazer essas delícias?

Ingredientes:

5 gemas de ovo

170g de manteiga em temperatura ambiente

120g de açúcar cristal

1 colher de café de essência de baunilha

200g de amido de milho

200g de farinha de trigo

Doce de leite

Chocolate já temperado para o banho final

 

Modo de fazer:

Bata as 5 gemas junto com o açúcar, a manteiga, até virar um creme bem fofinho. Você pode bater na mão com um fouet, mas dê preferência à batedeira, se tiver.  Peneire a farinha de trigo e o amido de milho e acrescente os dois ao creme fofinho. Acrescente também a essência de baunilha. Bata até que a mistura se solte das bordas da tigela. Com um rolo, abra a massa, mas não deixe muito fina: meio centímetro é suficiente.

Depois, com um copo ou cortador, corte rodelinhas que serão dispostas em uma forma levemente enfarinhada (ou antiaderente). Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura de 180 graus. Você vai tirar quando ele começar a ficar dourado. Agora, espere ele esfriar (tem que ficar bem durinho) e é só rechear com doce de leite! Feito isso, dê um belo banho de chocolate temperado (veja o vídeo sobre temperagem de chocolate) e deixe-os descansar em papel manteiga por 5 minutos, na geladeira.

 


Endereço

R. Joaquim Carneiro da Silva, 131 - Boa Viagem, Recife - PE, 51011-000

Telefone

(81) 3463-1450

Whatsapp

(81) 99414-4024
© 2020 Anna Corinna
Alfajor! O biscoitinho recheado que é uma delícia! - Anna Corinna - Dulce et chocolat